Rotina ginecológica em tempos de pandemia

💉 Durante a pandemia, muitas pessoas deixaram de fazer seus exames de rotina com medo da exposição

ao coronavírus. Algumas estão retornando agora com seus exames atrasados, outras não pensam em se consultar tão cedo. Porém, é preciso lembrar que a COVID-19 não é a ú

nica causa de morte na nossa população. Os cânceres e as doenças cardiovasculares vêm sendo perigosamente negligenciados. Além disso, o estilo de vida das pessoas está piorando na pandemia, com sedentarismo, má alimentação e ganho de peso. Precisamos por tudo isso na balança e traçar a melhor estratégia para não cobrir uma parte e descobrir outra.

💉 É importante discutir quais exames e acompanhamentos podem ou não ser adiados.

💉 Mamografia é um exame fundamental para diagnóstico precoce do câncer de mama, portanto, evite adia

r por muito tempo se você estiver na faixa etária de rastreamento, à partir dos 40 anos.

💉 Papanicolau é um exame que pode ser feito a cada três anos, caso os últimos dois tenham resultados normais. Se você colheu PCR ou captura híbrida para HPV e veio negativo, pode colher um novo só depois de cinco anos. Se você tem menos de 25 e mais de 64 anos, não precisa colher o exame. Portanto, se você estiver dentro destes critérios, pode adiar sua consulta.

💉 Quanto aos exames de sangue rotineiros, como colesterol, glicemia, exame de tireóide, se você é saudável, jovem, com estilo de vida adequado e exames prévios normais, pode adiar a coleta. Se você é mais velho ou tem doenças, obesidade, sedentarismo, discuta com seu médico a necessidade no seu caso.

💉 E se for necessário passar em consulta e realizar exames, como diminuir o risco de contaminação? Prefira consulta online, se possível. Caso precise ir presencialmente, mantenha

distanciamento das outras pessoas, marque os primeiros horários da agenda e mantenha uso de máscara e higiene das mãos. Para fazer exames, prefira locais que não realizem teste de covid e já leve pedidos autorizados e documentos separados para agilizar o atendimento.

💉 Não negligencie sua saúde. Na dúvida, converse com seu médico para maiores orientações